Frédéric Chopin Nocturne In C Sharp Minor B 49 1830

Chopin Nocturne In C Sharp Minor B 49 1830 

Noturno em menor C-sharp


Noturno No. 20 em menor C-sharp, op. posth. Lento con gran express , P 1, No. 16, KKIVa / 16, é uma peça de piano solo composta por Frédéric Chopin em 1830 e publicada em 1870.
Chopin dedicou este trabalho à sua irmã mais velha Ludwika Chopin , com a seguinte declaração: "À minha irmã Ludwika como exercício antes de iniciar o estudo do meu segundo concerto ". [1] [2] Publicado pela primeira vez 21 anos após a morte do compositor, a peça é geralmente chamada de Lento con gran express , a partir de sua marcação de tempo. Às vezes, também é chamado de reminiscência . [3] A peça foi interpretada pela sobrevivente do Holocausto Natalia Karp para o comandante do campo de concentração nazista Amon Goeth , com Goeth tão impressionado com a versão que poupou a vida de Karp. [4]
Essa também foi a peça do sobrevivente do Holocausto e do famoso pianista polonês Władysław Szpilman (a figura central do filme romano de Polanski de 2002 O Pianista ), durante a última transmissão ao vivo da rádio polonesa em 23 de setembro de 1939, quando Varsóvia foi sitiada pelo exército alemão . [5] Anos depois, Szpilman também tocou esta peça para o oficial do exército alemão Wilm Hosenfeld em seu primeiro encontro [6] , embora na cena cinematográfica correspondente Szpilman reproduza uma versão resumida da Ballade No. 1 de Chopin em Sol menor, Op. 23Mais tarde, Hosenfeld ajudou Szpilman a esconder-se e lhe forneceu comida nos últimos meses da guerra.
Fonte:Da Wikipédia, a enciclopédia livre

Patitura

Noturno em menor


Estrutura Musical

A peça está marcada como Lento con gran express e é escrita em tempo comum . Após uma introdução suave e triste, o tema principal começa no bar 5, com a mão esquerda tocando acordes quebrados em insultos de legato por toda a seção, conferindo uma qualidade assombrosa e contínua à música (semelhante à Moonlight Sonata ). O tema muda para um pianíssimo sonhador no bar 21, antes de retornar ao tema original no bar 47 e finalmente terminar em  major . As duas primeiras barras do tema da seção central (barras 21 e 22) se assemelham ao tema principal do terceiro movimento de Chopin.segundo concerto para piano em Fá menor , que foi composto na mesma época (1830). Os próximos dois compassos (compassos 23 e 24) lembram a segunda parte do tema secundário do primeiro movimento de seu segundo concerto para piano. A passagem na seção do meio da noite em 3/4 de tempo, começando no bar 33, assemelha-se à seção scherzando do terceiro movimento do segundo concerto de piano começando no bar 145, no qual as mãos esquerda e direita estão tocando uma oitava à parte.

Musica

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